sábado, 20 de agosto de 2011

Beco sem saída

Você é criança.
Os dias passam, a escola é legal, o fim de semana tem um gostinho de horas a mais para brincar. Sexta feira é o dia do brinquedo. Suas redações não precisam ter muitas linhas e nem um tema complicado. Seus pais te esperam na porta da escola com um sorriso no rosto. Qualquer feito seu é motivo de festa em casa. Fazer amizades é muito fácil. Na família, todos te tratam com a maior quantidade de carinho que conseguem reunir. A festinha de aniversário no buffet é o programa que você espera durante o mês todo. Seus exercícios de provas são fáceis e muitos deles pedem que você desenhe e pinte. Você brinca na rua de amarelinha, polícia e ladrão, corrida e bicicleta.
Você é adolescente.
Os dias passam mais devagar, a escola começa a ficar chata. As aulas são maçantes. O fim de semana demora a chegar. Quando ele chega, você quer sair. Seus pais te passam um sermão, você finge não ouvir, mas no fundo, guarda alguma coisa. Seus amigos parecem sempre mais legais, bonitos e populares. Você passa a se sentir reprimido. Faz besteiras. Se veste de acordo com o estilo de vida que você decidiu levar, seja por vontade própria ou pressão das pessoas. Todos na escola te julgam esquisito. Os amigos verdadeiros começam a diminuir de sua lista. As provas ficam mais difíceis. Você perde a paciência para tudo. Briga com seus pais. Tudo é motivo para se irritar. Os anos na escola parecem nunca acabar. Você tenta passar a ideia de alegria para os outros, seja pela internet ou ao vivo. Você passa a se fechar em um mundinho virtual, esqueçe a vida lá fora. Você se sente pressionado por tudo e por todos. A família te vê como mais um adolescente que perdeu os encantos da infância.
Você está se tornando um adulto.
De uma hora para outra sua vida muda completamente. Os dias passam muito rápido. Você torce para o fim de semana chegar logo. Quando ele chega você quer ficar em casa, aproveitando a família ou mesmo sua cama. Você tem que escolher do nada a profissão que vai seguir. Cada um dá uma ideia e você fica perdido. Você se sente pressionado pela sociedade toda hora. Está em tempo de arrumar um emprego. Você busca, busca e recebe a mesma resposta: queremos alguém mais experiente. Você começa a sentir falta do tempo em que vivia de mesada. Antes, ela durava o mês todo, agora não. Você tem que aprender na marra a realidade da vida. As coisas que acontecem no mundo te assustam.
É, a vida passa em um instante.
Quando você se der conta, o tempo já vai ter passado. Você sentirá falta do tempo que gastou fazendo besteira .Achará coisas na sua casa que farão você se lembrar da sua infância. Todos começam a envelhecer e você lembra dos tempos antigos com carinho. Um dia pensará em todos os sonhos que te acompanharam durante sua vida. Quantos você realizou? Ainda dará tempo de realizá-los?
A resposta é sim! Enquanto você vive ainda dá tempo de tudo. O que você quiser fazer, faça. Sorria mais, dance, cante, dê risada, lembre o quanto você ama as pessoas que conhece. Não deixe de demonstrar. A vida e os momentos estão aí para isso.
A vida caminha sempre para o mesmo destino. Cabe a você escolher as bifurcações. Não se prenda no tempo antigo. Trate de aproveitar o que ainda resta. Você viverá a vida inteira dentro de um beco sem saída. Você nasce e não pode escapar da morte. Mas não é por isso que você deve se privar. A vida esta aí para ser preenchida de momentos lindos, difíceis, divertidos e emocionantes. Cada coisa que você julgar certo, faça, pois se você não fizer, pode ser tarde demais.

2 comentários:

  1. Adorei! :)
    ...Engraçado que os textos estão se complementando ultimamente: o seu com o meu, o meu com o da Camila. Acho que todas estamos começando a nos sentir velhas, né? hahaha

    ResponderExcluir